Dr. Claudio Suzuki

Artigos

  • 2019 (2)
  • 2018 (7)
  • 2017 (16)
  • 2016 (14)
  • 2015 (40)
  • 2014 (28)
  • 2013 (75)
  • 2012 (108)
  • 2011 (95)
  • 2010 (15)
  • 2009 (1)
  • E-mail
    Imprimir
    PDF

    Prezados,

    Bom dia! Amanhã às 14h, teremos início ao IV Exame de Ordem Unificado.

    Vale lembrar que a avaliação, na forma do novo Provimento da OAB, na forma de testes (objetiva), será formada por 80 questões, sendo que o candidato precisa acertar no mínimo 50% (40 questões) para avançar para a segunda fase, que tem previsão para o próximo dia 21/08/2011.

    Aqui na capital de São Paulo, a FGV centraliza as provas em um só campus, a Universidade Mackenzie, localizada à Rua Consolação nº 893, no bairro Consolação.

    Por mais uma vez, passo algumas dicas importantes para o grande dia:

    1) Chegue com no mínimo de 1/2 a 1 hora de antecedência. Por incrível que pareça, haverá trânsito, principalmente nos entornos dos locais do Exame. Depois que a FGV centralizou o local da prova o trânsito sempre é caótico. Não deixe para ir em cima da hora.

    2)  Não se esqueça de seu documento de identificação com foto e recente, em original.

    3) O que era para ser estudado, já foi estudado. Não adianta tentar “tirar o atraso” em algumas horas. Relaxe. Tome um café da manhã reforçado, e depois faça um almoço leve e se prepare mentalmente para as 100 questões, a serem realizadas ao longo de 5h de prova. A permanência mínima é de 2h (duas horas). Ou seja, faça a prova com calma. Não adianta fazer com pressa.

    4) Leve apenas caneta de material transparente. Não adianta usar a sua caneta “sofisticada”, pois o seu uso estará vetado. Não adianta levar lapis, lapiseira, corretivo ou borracha, pois seu uso não será permitido. Vale lembrar ainda que com as mudanças no Exame de Ordem, na 1ª fase, não cabe consulta a nenhum tipo de material (continua do mesmo jeito), enquanto que na 2ª fase a consulta é permitida apenas a legislação “seca”.

    5) Outra informação importante, emitida pela própria FGV é que será eliminado do Exame o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro.

    6) Importante ressaltar que NÃO ADIANTA LEVAR RELÓGIO, seja analógico ou digital. O uso não é permitido. Existe um marcador com o tempo restante, para maior comodidade de todos os candidatos.

    7) Por favor, você futuro operador do direito, se atente ao vestuário. Evite o uso de chinelos, sandálias de dedo, bermudas, camisetas-regata, mini-blusas e mini-saias. A entrada será permitida, mas não são peças adequadas para o exercício profissional da advocacia. Aliás, ainda bem que estamos no “frio”, afinal muitas salas não possuem ar condicionado, e o calor é um grande inimigo do candidato.

    8 ) Eu particulamente acho importante que você leve um lanchinho, seja um chocolate, ou uma barra de cereal e uma garrafinha de água. Só não confunda a prova com piquenique, o que não é!

    9) O que era para ser estudado já foi estudado, e portanto, tenha calma. Ficar nervoso na hora é normal, mas em excesso dá os famosos “brancos”. Tenha paciência, leia atentamente as questões. Não existe “pegadinha”. Existe prova bem elaborada, que exige de você, candidato, muita atenção.

    Por fim, na qualidade de Examinador da Comissão de Estágio e do Exame de Ordem da Seção São Paulo, estarei lá pessoalmente, desejando a todos os candidatos, muita boa sorte!

    Você deve se registrar para postar comentários.

    Utilize o ícone de ferramenta no alto da janela para o cadastro.