Dr. Claudio Suzuki

Artigos

  • 2018 (6)
  • 2017 (16)
  • 2016 (14)
  • 2015 (40)
  • 2014 (28)
  • 2013 (75)
  • 2012 (108)
  • 2011 (95)
  • 2010 (15)
  • 2009 (1)
  • E-mail
    Imprimir
    PDF

    Mais um sábado que antecede uma 2ª fase do Exame de Ordem!

    Reitero os agradecimentos pelos inúmeros emails recebidos! Pelo que pude perceber existem inúmeras dúvidas e questionamentos em relação a prova de amanhã e por isso eu tentarei responder a todos de maneira genérica.

    Os posts em relação as dicas estão ficando famosas! Tenho sido prestigiado por candidatos de todo o Brasil. Fico realmente agradecido com todos os emails de agradecimento e de sugestões. Fiquem sabendo que levo em consideração todos os emails que me chegam.

    E para que fiquem ainda mais famosas, cá vão algumas dicas, para vocês candidatos:

    1. Hoje não adianta mais estudar. Relaxe. Curta o sábado. Durma cedo, e se prepare para o dia de amanhã. Deixe tudo separado, como documento, inscrição, e caneta de cor preta, e de material transparente. Deixe separado umas três, teste-as. Nem adianta levar qualquer outro material. Lápis, borracha, régua, corretivo, etc. É terminantemente proibido o uso desses materiais. Não se iluda, nem adianta levar.

    2. Canso de alertar, mas muitos não se atentam. Não deixe para sair de última hora! Mesmo o Exame sendo no domingo, sempre há transito na cidade! Acredite! Esteja presente com o mínimo de 1/2h a 1h, pois haverão outros concursos sendo realizados amanhã e o exame será centralizado em apenas um único local (Mackenzie).

    3. Uma das principais dúvidas fica em relação ao material que pode ser utilizado  no dia. Essa é a grande mudança para esse novo Exame, o 3º na forma unificada (com inclusão de Minas Gerais, inclusive).  O que era novidade a alguns Exames atrás, hoje ja é praxe. Lembre-se, é permitido apenas o uso da legislação “seca” .

    4. Tenha também atenção com o figurino. Lembre-se, não há nenhum impedimento para usar bermudões, chinelos, micro saias, sandálias de dedo, mas todo esse vestuário não é condizente com a profissão do advogado. Aliás, sobre o tema, consta do Edital do concurso:

    “Aconselhamos aos bacharéis que usem do bom senso na escolha do traje para a realização da prova, evitando o uso de chinelos, sandálias de dedo, bermudas, camisetas-regata e mini-blusas, não apropriadas para o exercício profissional da advocacia”.

    5. Em dicas anteriores no meu próprio ”site” eu passo sempre essa sugestão para a elaboração da  prova. Leia a prova por completo, para ter uma idéia do que você terá para fazer nas 5 horas do Exame. Após a leitura inicial, leia o problema e verifique qual a peça a ser desenvolvida. Com a peça em mente, vá e faça as questões, pois uma vez finalizado as questões, você já irá para o desenvolvimento da peça prática, sabendo qual peça desenvolver, otimizando, portanto, o seu tempo. As provas da FGV tem sido bem mais trabalhosas que a da CESPE. Portanto, utilize bem o tempo!

    6. Não esqueçam da estética! Sem garranchos por favor! Faça uma peça com boa estrutura e capriche na letra!

    7. To cansado de falar, mas nunca é demais. Não esqueçam que vocês nunca podem se identificar ao longo da peça, e NUNCA inventar fatos que não constam no problema.

    8. Por conta das 5 horas de duração do Exame, aconselho que você leve água e alguns petiscos para comer ao longo da prova. Ninguem merece ficar com o estomago roncando. Atrapalha a sua e a concentração dos outros candidatos. Mas lembre-se, lá não é local de piquenique e seu foco é a prova, e não a comida!

    9. Não esqueça de seu documento de identificação (com foto e recente, de preferência). Use o rascunho (ele não está lá para ”ocupar espaço”) e depois passe a limpo. No rascunho você terá uma idéia da extensão de sua prova prática, e saberá utilizar o espaço (5 páginas) fornecido pela FGV.

    10. Tenha calma no transcorrer da prova. O teu material está a suas mãos para defender a tese de sua peça-prática e das questões. Caso esteja em dificuldades para desenvolver a peça, tome um folego, vá ao banheiro, molhe o rosto e respire fundo. De uma relaxada e uma alongada no corpo e volte com força total.

    11. Por fim, não se esqueça. Você tem todo o direito de tentar “colar” e trapacear, mas em 1º lugar você estará enganando a si mesmo e em 2º lugar, se você for pego, terá sua prova recolhida e anulada (fora a vergonha que você passa). Você já chegou muito longe, não desperdiçe sua chance!

    Por mais uma vez estarei acompanhando vocês candidatos,  já que faço parte da Comissão de Estágio e  Exame de Ordem da Secção São Paulo.

    BOA SORTE A TODOS!

    Você deve se registrar para postar comentários.

    Utilize o ícone de ferramenta no alto da janela para o cadastro.