Dr. Claudio Suzuki

Artigos

  • 2018 (6)
  • 2017 (16)
  • 2016 (14)
  • 2015 (40)
  • 2014 (28)
  • 2013 (75)
  • 2012 (108)
  • 2011 (95)
  • 2010 (15)
  • 2009 (1)
  • E-mail
    Imprimir
    PDF

    Amanhã, dia 05/02/2012 a partir das 14h, teremos início ao VI Exame de Ordem Unificado 2012 da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Vale lembrar que a avaliação, na forma do novo Provimento da OAB, na forma de testes (objetiva), será formada por 80 questões (e não mais 100), sendo que o candidato precisa acertar no mínimo 50% (40 questões) para avançar para a segunda fase, que tem previsão para o próximo dia 25/03/2012.

    Por mais uma vez o Exame será realizado na Uninove - Universidade Nove de Julho, campus Vergueiro, que fica localizada à Rua Vergueiro nº 235/240, no bairro da Liberdade, próximo a Estação São Joaquim do Metrô. O local foi muito elogiado por comportar todos os candidatos em um só prédio, pois na instituição anterior muitos acabam se perdendo dentro da própria Universidade.

    Por mais uma vez, passo algumas dicas importantes para o grande dia:

    1) Embora tenha um melhor acesso, sempre falo para que os candidatos cheguem cedo. Tenha como base no mínimo de 1/2 a 1 hora de antecedência, ou seja, saia cedo de casa. Em todos os Exames há trânsito, principalmente nos entornos dos locais do Exame. Se não tiver carona, de preferência ao metrô, pois a estação São Joaquim é bem perto da Uninove. Acreditem, o pior que tem para um Examinador é nada poder fazer quando os portões são fechados. O horário está no Edital... aliás, de uma lida nele antes!

    2)  Não se esqueça de seu documento de identificação com foto e recente, em original.

    3) O que era para ser estudado, já foi estudado. Não adianta tentar “tirar o atraso” em algumas horas. Relaxe, mas também nem tanto! Tem gente que relaxa tanto que acaba chegando com sono no dia da prova! Nem pense "naquela feijoada" ou o "rodízio de carne" no dia. Tome um café da manhã reforçado, e depois faça um almoço leve e se prepare mentalmente para as 80 questões, a serem realizadas ao longo de 5h de prova. A permanência mínima é de 2h (duas horas). Ou seja, faça a prova com calma. Não adianta fazer com pressa. O caderno de resposta só poderá ser levado faltando 30 minutos para o término da prova.

    4) Leve apenas caneta de material transparente. Leve umas 3, 4, 5! É sério! Evite ser pego pela "Lei de Murphy". Ah, é bom testa-las antes. Aliás não adianta usar a sua caneta “sofisticada”, pois o seu uso estará vetado. Também não adianta levar lapis, lapiseira, corretivo ou borracha, pois seu uso não será permitido. Aqueles vendedores de "porta de concurso" te empurra até régua! Cuidado!

    5) Outra informação importante, emitida pela própria FGV é que será eliminado do Exame o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro.

    6) Importante ressaltar que o uso de RELÓGIO É PROIBIDO, seja analógico ou digital. Existe um marcador com o tempo restante, para maior comodidade de todos os candidatos. Você pode levar celular e o relógio, mas terão que deixa-lo dentro de um "saquinho plástico" que será fornecido pelos fiscais de sala. Será devolvido ao candidato quando da entrega do Exame.

    7) Ah... tópico importante! Por favor, você futuro operador do direito, se atente ao vestuário. Sei que está calor, mas evite o uso de chinelos, sandálias de dedo, bermudas, camisetas-regata, mini-blusas e mini-saias. A entrada será permitida, mas não são peças adequadas para o exercício profissional da advocacia.

    8) Já vi gente levando "lancheira térmica" nos dias de prova. Bem... eu particulamente acho importante que você leve um lanchinho, seja um chocolate, ou uma barra de cereal e uma garrafinha de água, afinal ficar com a barriga "roncando" é terrível vez que tira a sua concentração e dos outros. Ah, mas não confunda a prova com piquenique, pois também atrapalha igualmente você e os demais!

    9) Ponto chave: o importante é ter calma. Ficar nervoso na hora é normal, mas em excesso dá os famosos “brancos”. Tenha paciência, leia atentamente as questões. Não existe “pegadinha”. Existe prova bem elaborada, que exige de você, candidato, muita atenção.

    Por fim, na qualidade de Examinador da Comissão de Estágio e do Exame de Ordem da Seção São Paulo, estarei lá na UNINOVE pessoalmente, desejando a todos os candidatos, muita boa sorte!

    Você deve se registrar para postar comentários.

    Utilize o ícone de ferramenta no alto da janela para o cadastro.