Bom dia a todos!
Logo mais as 14h, teremos início a 2ª fase do V Exame de Ordem Unificado 2011 - 145º da OAB/SP.
Não custa sempre passar umas dicas que acabam auxiliando vocês candidatos.
1. É a dica mais importante: Não deixe para sair de última hora! Mesmo o Exame sendo no domingo, sempre há transito na cidade! Acredite! Esteja presente com o mínimo de 1/2h a 1h, pois haverão outros concursos sendo realizados amanhã e o exame será centralizado em apenas um único local (Uninove - Vergueiro). De preferência de ir de carona ou de metrô (lembrem-se que a Estação São Joaquim fica pertinho da Uninove). Melhor que passar o stress do trânsito e ainda arrumar lugar para estacionar.
2. Hoje não adianta mais estudar. Não de uma de "nerd" e leve outros materiais não necessários para a prova. Deixe tudo separado, como documento, inscrição, e caneta de cor azul ou preta, e de material transparente. Deixe separado umas três, teste-as. Nem adianta levar qualquer outro material. Lápis, borracha, régua, corretivo, etc. É terminantemente proibido o uso desses materiais. Não se iluda, nem adianta levar.
3. Uma das principais dúvidas fica em relação ao material que pode ser utilizado no dia. Lembre-se, só é permitido o uso da legislação “seca”.
4. Tenha também atenção com o figurino. Lembre-se, não há nenhum impedimento para usar bermudões, chinelos, micro saias, sandálias de dedo, mas todo esse vestuário não é condizente com a profissão do advogado.
5. Em dicas anteriores no meu próprio ”site” eu passo sempre essa sugestão para a elaboração da prova. Leia a prova por completo, para ter uma idéia do que você terá para fazer nas 5 horas do Exame. Após a leitura inicial, leia o problema e verifique qual a peça a ser desenvolvida. Com a peça em mente, vá e faça as questões, pois uma vez finalizado as questões, você já irá para o desenvolvimento da peça prática, sabendo qual peça desenvolver, otimizando, portanto, o seu tempo. As provas da FGV tem sido bem mais trabalhosas que a da CESPE sendo um dos motivos da diminuição do número de questões. O que eram 5 questões, hoje são 4.
6. Não esqueçam da estética! Sem garranchos por favor! Faça uma peça com boa estrutura e capriche na letra!
7. To cansado de falar, mas nunca é demais. Não esqueçam que vocês nunca podem se identificar ao longo da peça, e NUNCA inventar fatos que não constam no problema.
8. Por conta das 5 horas de duração do Exame, aconselho que você leve água e alguns petiscos para comer ao longo da prova. Ninguem merece ficar com o estomago roncando. Atrapalha a sua e a concentração dos outros candidatos. Mas lembre-se, lá não é local de piquenique e seu foco é a prova, e não a comida!
9. Não esqueça de seu documento de identificação (com foto e recente, de preferência). Use o rascunho (ele não está lá para ”ocupar espaço”) e depois passe a limpo. No rascunho você terá uma idéia da extensão de sua prova prática, e saberá utilizar o espaço (5 páginas) fornecido pela FGV.
10. Tenha calma no transcorrer da prova. O teu material está a suas mãos para defender a tese de sua peça-prática e das questões. Caso esteja em dificuldades para desenvolver a peça, tome um folego, vá ao banheiro, molhe o rosto e respire fundo. De uma relaxada e uma alongada no corpo e volte com força total.
11. Por fim, não se esqueça. Você tem todo o direito de tentar “colar” e trapacear, mas em 1º lugar você estará enganando a si mesmo e em 2º lugar, se você for pego, terá sua prova recolhida e anulada (fora a vergonha que você passa). Você já chegou muito longe, não desperdiçe sua chance!
Por mais uma vez estarei acompanhando vocês candidatos, já que faço parte da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Secção São Paulo.
BOA SORTE A TODOS!
< Anterior | Próximo > |
---|