Junho 2016

Quinta, 30 Junho 2016

Plenário aprova súmula vinculante sobre regime prisional PDF Imprimir Escrever e-mail
Qui, 30 de Junho de 2016 09:22
Gerais

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, na sessão desta quarta-feira (29), Súmula Vinculante (SV) que trata da ausência de vagas no sistema prisional. O texto final aprovado seguiu alteração sugerida pelo ministro Luís Roberto Barroso à proposta original apresentada pelo defensor público-geral federal e terá a seguinte redação: “A falta de estabelecimento penal adequado não autoriza a manutenção do condenado em regime prisional mais gravoso, devendo-se observar, nesta hipótese, os parâmetros fixados no Recurso Extraordinário (RE) 641320”. O texto aprovado dará origem à SV 56, resultante da aprovação da Proposta de Súmula Vinculante (PSV) 57.

Read more... Comentários (0)


Terça, 21 Junho 2016

Relação dos examinandos aprovados no XIX Exame de Ordem Unificado PDF Imprimir Escrever e-mail
Ter, 21 de Junho de 2016 20:59
Exames de Ordem

Finalmente saiu a lista preliminar de aprovados no XIX Exame de Ordem Unificado da OAB.

A lista está disponível no link abaixo:

https://fgvprojetos.s3.amazonaws.com/620/21062016174123_Resultado_Preliminar_2_fase_Geral.pdf

Parabéns a todos os aprovados!

Read more... Comentários (0)


Quinta, 09 Junho 2016

Reeducação de presos requer nova interpretação, diz membro da Corte CIDH PDF Imprimir Escrever e-mail
Qui, 09 de Junho de 2016 09:02
Gerais

Integrante da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o jurista argentino Eugenio Zaffaroni defendeu nesta terça-feira (7/6) a revisão do conceito presente na Convenção Interamericana de Direitos Humanos de que as penas privativas de liberdade devem ter por finalidade a reforma e a readaptação social dos condenados. Para o ex-ministro da Suprema Corte Argentina, uma tática mais eficaz é oferecer a essas pessoas a possibilidade de serem menos vulneráveis frente ao aparelho punitivo do Estado.

Read more... Comentários (0)

Prisões provisórias são regra e contrariam legislação penal, conclui estudo PDF Imprimir Escrever e-mail
Qui, 09 de Junho de 2016 08:31
Gerais

Condição da detenção de 250 mil pessoas, ou cerca de 40% da população carcerária do país, as prisões provisórias são usadas de forma excessiva, duram muito tempo (cerca de três meses) e são majoritariamente destinadas a jovens, negros e pobres, que possuem baixa escolaridade e empregos precários. Foi o que concluiu o Instituto de Defesa de Direito de Defesa (IDDD), no recém-lançado estudo Liberdade em Foco, amparado em um mutirão realizado na capital paulista no primeiro semestre de 2015, cujo objetivo foi traçar o perfil daquelas pessoas que o Estado decide manter presas antes de serem julgadas pelos crimes aos quais respondem.

Read more... Comentários (0)